A XP Investimentos anunciou nesta terça-feira (19) a compra de participação da gestora de ativos AZ Quest. O valor da operação não foi revelado.
A transação é um co-investimento com o fundo XP Private Equity e há a opção de aumentar a participação nos próximos 2 anos. A corretora terá um assento no conselho da AZ Quest, na qual garante que permanecerá com a autonomia e independência.
A gestora tem uma plataforma de produtos que inclui estratégias de ações, macro, crédito privado e arbitragem. O principal acionista da AZ Quest é o grupo italiano Azimut.
“Acreditamos que existe uma grande oportunidade de crescimento para asset managers independentes no Brasil, como resultado do amadurecimento financeiro do mercado local. Por meio desse co-investimento, esperamos alavancar o ecossistema da XP Inc para impulsionar o crescimento da AZ Quest”, disse o sócio do fundo XP Private Equity, Guilherme Teixeira ao site Infomoney.
Com a aquisição, a Azimut espera aumentar as sinergias com a plataforma de distribuição da XP, aumentando a penetração dos fundos AZ Quest. Em março, a AZ Quest adquiriu a gestora MZK Investimentos, reforçando sua equipe macroeconômica.
A XP e a Azimut irão buscar expandir a cooperação em outras áreas, incluindo em produtos globais do grupo italiano.
Veja Também:
Cade aprova compra da carteira de clientes da Singulare pela XP
No mês passado, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição da carteira de corretagem de valores e distribuição de produtos de investimento da Singulare Invest, antiga Socopa, pela XP. O valor da operação não foi divulgado.
Pelo acordo, os clientes ativos da Singulare que poderão migrar para a XP representam pelo menos R$ 4,5 bilhões em custódia.
Em parecer divulgado pelo Cade, as empresas ressaltaram que, para o Grupo XP, “a operação representa uma oportunidade de investimento e expansão do segmento de corretagem de valores e de distribuição de produtos de investimento e seria uma oportunidade de complementação e consequente diversificação do portfólio de investimentos atualmente disponível”.