XP atinge R$ 817 bilhões em ativos sob custódia, alta de 88% no ano
A XP divulgou, na manhã desta sexta-feira (16), seus principais indicadores do segundo trimestre deste ano. A corretora destacou que o total de ativos sob custódia (AUC, na sigla em inglês) atingiu R$ 817 bilhões, um avanço de 88% em comparação ao resultado de 12 meses antes.
Em relação ao primeiro trimestre deste ano, o avanço foi de 14%. Segundo a XP, a disparada em 12 meses ocorreu pela captação líquida de R$ 298 bilhões e R$ 83 bilhões em valorização de mercado.
“Nosso crescimento ressalta a força e resiliência de nosso modelo de negócios, recursos de distribuição, ofertas de produtos, inovação e cultura”, afirmou a companhia em nota.
A carteira de crédito também foi destacada na divulgação da empresa. Em 30 de junho deste ano, a carteira registrava um montante de R$ 6,8 bilhões, aumento de 43% em comparação o trimestre anterior. Segundo a XP, a carteira de crédito tem duração média de 3,5 anos, com a inadimplência de 90 dias zerada.
O número de clientes saltou 33% em um ano, de 2,36 milhões em junho de 2020 para 3,14 milhões no fim do mês passado. Em comparação ao primeiro trimestre deste ano, a alta é de 5%.
A XP justificou a desaceleração na comparação mensal em função da ativação mais lenta da corretora Clear, seguindo uma redução nos volumes de negociação, sobretudo nos mercados futuros.
Primeiros resultados do cartão XP
O segundo trimestre registrou o primeiro período completo com o cartão da XP em operação. Entre abril e junho, a corretora gerou a movimentação de R$ 2,1 bilhões em valor total de compra (TPV, na sigla em inglês).
O resultado equivale a uma alta de 316% em relação ao trimestre imediatamente anterior, “reforçando o poder das plataformas da XP”.
Em todas os canais e marcas do grupo, as entradas líquidas de recursos aumentaram 9% em comparação ao primeiro trimestre deste ano, e 159% em relação aos 12 meses anteriores, atingindo R$ 75 bilhões no segundo trimestre. A XP Private contribuiu com a entrada de mais de R$ 30 bilhões.
A corretora ressaltou que seu segmento de grandes contas foi premiado pela Euromoney, fazendo parte da lista de melhor banco de gestão de fortunas neste ano.
O Net Promoter Score (NPS), índice que mede a satisfação dos clientes, foi de 76 em junho, “refletindo nossos esforços contínuos para fornecer um serviço superior ao cliente com um custo mais baixo”.
A corretora disse que manter um alto NPS continua sendo uma prioridade, uma vez que o modelo de negócios é pautado na experiência do cliente.
O balanço corporativo completo do segundo trimestre será divulgado pela XP no dia 3 de agosto, após o fechamento do mercado.