A Xiaomi, conhecida como a “Apple chinesa”, está voltando ao Brasil. A quarta maior fabricante de celulares do mundo lançará dois novos smartphones. Os modelos Pocophone F1 e Redmi Note 6 Pro serão vendidos no mercado brasileiro graças a uma parceria com a DL Eletrônicos. Não foram divulgados os preços praticados.
A empresa de produtos eletrônicos sediada em Pequim, quer fazer concorrência as marcas Apple, Samsung e Motorola. São elas que lideram o mercado brasileiro de smartphones. Entretanto, os produtos da Xiaomi ganham espaço principalmente graças a sua potência.
Segundo o ranking de smartphones Android realizado pela Antutu este ano, dos 10 aparelhos mais potentes do mundo, quatro são da Xiaomi. Entre eles, o primeiro da lista.
Conheça os smartphones
O Pocophone F1 foi lançado em 2018 e ficou famoso pelo custo-benefício e pela velocidade para jogar games. Seu preço ficou na faixa dos US$ 300. Suas características são:
- processador Snapdragon 845, com oito núcleos de processamento
- 6GB de memória RAM
- 128GB de HD
- câmera frontal de 20MP
- câmeras traseiras de 12MP e 5MP
Por sua vez, as características do Redmi Note 6 Pro são:
- sistema operacional MIUI
- processador Snapdragon 636 com oito núcleos,
- 4GB de memória RAM
- 64GB de armazenamento
- duas câmeras frontais de 20MP e de 2MP
Segunda tentativa
Não é a primeira vez que a empresa chinesa tenta entrar no Brasil. Em 2015, a fabricante chegou no mercado brasileiro com o smartphone Redmi 2. O aparelho tinha 8 GB de espaço interno e 4,7 polegadas com resolução HD. Entretanto, a investida não teve êxito por causa da ausência de uma distribuição eficiente.
Dessa vez, a Xiaomi escolheu a distribuidora DL para a distribuição. A empresa brasileira realizou a homologação dos modelos junto à Anatel. Os smartphones serão vendidos pela rede Ricardo Eletro, da Máquina de Vendas.
Agora, após três anos e meio de desenvolvimento, os novos aparelhos da chinesa possuem 32 vezes mais armazenamento (até 256 GB) e resolução Full-HD+ com mais de 6 polegadas.
Todavia, a Xiaomi chega no Brasil em um momento de contração do mercado de smartphones. Segundo a consultoria IDC, no quarto trimestre houve uma queda na venda de aparelhos de 10,5%. No total, foram vendoidos 11,26 milhões de smartphones. Além disso, os “feature phones” (aparelhos mais simples que os smartphones, mas com acesso à internet), também tiveram quedas nas vendas de 6,9%, com 731,7 mil unidades comercializadas.