Wise aumenta opções para pagamentos internacionais em parceria com Swift
A Wise (antiga Transferwise) anunciou nesta segunda-feira (18) uma parceria com a Swift para ampliar o leque de opções para pagamentos internacionais.
A empresa global de tecnologia muito utilizada na compra de moedas estrangeiras, como dólar e euro, busca dar mais transparência às transações realizadas via Swift.
Instituições financeiras em busca de ofertas inovadoras terão a possibilidade de mensagens de pagamento Swift pela própria infraestrutura da Wise para bancos e grandes empresas (Wise Platform). Tudo isso vai acontecer dentro do produto “Serviço de Correspondência” e será uma maneira de os clientes se beneficiarem da velocidade da Wise e da abrangência da Swift sem precisar de implementações ou alterações complicadas em seus sistemas.
Com os recursos da Swift, a Wise Platform poderá potencializar seu serviço, com os recursos de:
- Conectividade em nuvem;
- Application Programming Interface (API, do inglês, a Interface de Programação de Aplicação);
- Pré-validação de pagamentos.
Além disso, os recursos característicos da Swift GPI (conjunto de padrões e regras que permitem aos bancos oferecer pagamentos transfronteiriços mais rápidos, transparentes e confiáveis) ainda serão oferecidos às instituições financeiras. Será incluso também um rastreador de status de pagamento para garantir a finalização em ambas as redes.
Steve Naudé, diretor Geral da Wise Platform, lembra que os bancos enfrentam uma série de desafios quando o assunto são as melhorias em pagamentos internacionais em dólar e outras moedas, visto que é necessária a incorporação de tecnologia incompatível com a infraestrutura.
“Ao aproveitar simultaneamente a arquitetura de pagamentos existente e otimizar os pagamentos usando a rede global da Wise, estamos capacitando os bancos para inovar. Nossa rede, combinada com o amplo alcance e rastreabilidade da Swift, tornará os pagamentos internacionais mais convenientes, rápidos e com custos mais baixos para os bancos”, afirma Naudé.
Contexto econômico internacional da parceria
Com o surgimento de fintechs e tantas ferramentas e instituições do ecossistema financeiro, novas formas de circulação de dinheiro aparecem com mais frequência. O tema foi inclusive pauta em encontro do G20, cujos objetivos de desenvolvimento sustentável junto à ONU incluem a ampliação do acesso, velocidade e transparência das transações transfronteiriças.
Na Wise, mais de 57% dos pagamentos internacionais são instantâneos (em menos de 20 segundos, segundo a companhia) e cerca de 90% levam menos de uma hora para serem concluídos. Com o Serviço de Correspondência da Wise Platform, as instituições financeiras só precisam fazer uma simples alteração na configuração e seus clientes se beneficiarão instantaneamente de pagamentos internacionais.
Em sua categoria, a Swift é considerada uma das melhores infraestruturas operantes entre regiões geográficas, redes e tecnologias – além de oferecer suporte neutro a moedas fiduciárias ou digitais. A cooperativa de mensagens financeiras interliga mais de 11.500 instituições em mais de 200 países
“A Swift construiu uma infraestrutura que conecta o mundo. Nossa colaboração com a Wise mostra como a Swift pode ser a base a partir da qual toda a indústria pode inovar para melhorar os pagamentos transfronteiriços e aprimorar as opções disponíveis para clientes em todo o mundo”, explica Thierry Chilosi, diretor de Estratégia da Swift.