Para a agência de classificação de riscos, Moody’s, a autorização para funcionamento do WhatsApp Pay pode acarretar em uma pressão negativa para os ganhos dos bancos tradicionais com tarifas de transferências.
“Dentro do arranjo de pagamento do WhatsApp, os usuários vão registrar seus cartões [de bandeiras] Visa e Mastercard com o Facebook Pay, permitindo fazer transferências entre indivíduos sem custo”, apontou a agência.
A Moody’s cita ainda o lançamento do BC do sistema de pagamentos instantâneos. “O Pix explicitamente mira na redução do custo de transferências e no estímulo à inclusão financeira e já tem levado os bancos a registrar uma forte queda nas receitas com taxas que são cobradas nas transferências de dinheiro”.
O WhatsApp Pay, por sua vez, deve pressionar ainda mais a queda de receitas, prevê a agência. “A nova plataforma também vai permitir ao Facebook (FBOK34) monitorar transferências de dinheiro ao longo do tempo, provavelmente, dando à rede social a oportunidade de alavancar outros serviços financeiros além dos pagamentos”.
“É uma estratégia que pode se acelerar com a implementação do open banking no Brasil neste ano”, acrescenta.
Além disso, a Moody’s espera que haja um grande volumes de usuários migrando para os serviços do Facebook Pay por meio do WhatsApp, sob o argumento de que o aplicativo é utilizado por quase 120 milhões de indivíduos no Brasil, “um número maior do que o total de clientes de bancos no país”.
Banco Central autoriza transferências via WhatsApp
O Banco Central (BC) concedeu na última terça-feira (30) autorização para a implementação do programa de pagamentos vinculado ao aplicativo de mensagens WhatsApp (Programa Facebook Pay).
As autorizações permitem a utilização do WhatsApp para realizar a transferência de recursos entre seus usuários, disse a autoridade monetária em nota.
O Banco Central deu sinal verde para dois arranjos de pagamento classificados como abertos de transferência, de depósito e pré-pago, domésticos, instituídos pela Visa e pela Mastercard, além de uma instituição de pagamentos na modalidade Iniciador de Transações de Pagamentos pelo Facebook.
“O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”, destacou a autoridade monetária sobre o WhatsApp Pay.