WhatsApp quer entrar no PIX, modelo de pagamento instantâneo do BC
O WhatsApp, aplicativo de mensagens do Facebook (NASDAQ: FB), disse ao Banco Central (BC), em reunião realizada na última quarta-feira (24), que procurará restaurar seu serviço de pagamentos, conectando-o ao meio de pagamentos instantâneos criado pela autoridade monetária central, o PIX.
Anunciada na última semana, a operação entre WhatsApp e Cielo (CIEL3) visava a criação de uma forma de transferência de recursos por meio do aplicativo. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no entanto, impôs uma medida cautelar, na última terça-feira (23), para suspender a funcionalidade.
Segundo a autarquia, o projeto poderia mitigar a concorrência do setor. O WhatsApp possui 120 milhões de usuários, o que fortaleceria seu método de pagamentos frente a menores agentes do segmento, como as fintechs.
“Estamos animados em permitir que os brasileiros enviem pagamentos seguros e sem dinheiro físico no WhatsApp o mais breve possível”, disse Will Cathcart, chefe do WhatsApp, por meio de um comunicado. O executivo salienta a importância de modalidades de pagamento on-line em meio às barreiras causadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A nota também indica que o BC demonstru a intenção de encontrar um caminho com a Mastercard e Visa para que o serviço seja continuado, envolvendo outras autoridades, se necessário.
No encontro, o WhatsApp reforçou o compromisso de fornecer pagamentos no sistema do PIX “tão logo esteja disponível”. Já o regulador brasileiro, afirmou que respalda plataformas como o WhatsApp por permitir alternativas digitais a pessoas físicas e empresas de menor porte.
O PIX, que passará a funcionar em novembro, poderá ser utilizado para qualquer tipo de transação, como remessas de dinheiro entre pessoas e empresas, compras (seja presencialmente ou on-line), pagamento de contas domésticas, pagamento de taxas públicas e de serviços públicos.
Segundo o Cade, “ainda que não se tenha uma certeza sobre os efeitos [da parceira entre WhatsApp e Cielo], pelo dever de cautela, cabe adoção de ações para resguardar a coletividade de possíveis efeitos negativos”, concluiu. Em resposta, a gigante das maquininhas informou ao mercado que “tomou as providências adequadas e suspendeu os serviços”.