WeWork: Neumann renuncia presidência-executiva

O cofundador da WeWork, Adam Neumann, renunciou ao cargo de presidente-executivo da companhia norte-americana de “coworking”. A decisão, que também significa que Neumann perdeu controle majoritário dos votos, é consequência da pressão que vinha sofrendo de alguns investidores. A informação foi divulgada pela agência Reuters.

A WeWork comunicou a decisão após uma reunião do conselho administrativo. Segundo a Reuters, na reunião a autoridade de Neumann foi desafiada por grandes investidores da empresa, como o fundo de investimento SoftBank, a companhia de venture capital Benchmark Capital e a chinesa Hony Capital.

Ainda de acordo com a agência, os investidores teriam se reunido em maioria no conselho, que conta com sete membros, para forçar a renúncia de Neumann.

De acordo com a empresa, Artie Minson e Sebastian Gunningham (vice-presidente financeiro e vice-presidente do conselho, respectivamente) serão copresidentes-executivos. Neumann seguirá no conselho como presidente não-executivo.

Adiamento do IPO da WeWork

A WeWork já havia adiado sua oferta pública inicial de ações devido a baixa demanda de investidores interessados em sua proposta. A startup americana estava preparando um roadshow, período no qual o projeto da empresa é apresentado ao mercado, antes da decisão de adiar seu IPO.

Saiba mais: Após adiamento do IPO, SoftBank deseja substituir o presidente da WeWork

A  empresa de escritórios compartilhados enfrenta preocupações com seus padrões de corporativismo com a sustentabilidade de seu modelo de negócios. A empresa se baseia em uma mistura de passivos a longo prazo e receita de curto prazo, e como esse tipo de funcionamento iria enfrentar uma crise econômica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1080X250.png

O SoftBank é o maior investidor da WeWork. O adiamento do IPO foi uma péssima noticia para o grupo que procura aumentar seus lucros para atrair investidores para o segundo Vision Fund, fundo de investimentos em startups.

Leia também: WeWork adia IPO após baixa demanda de investidores

O fundo de investimento japonês investiu US$ 47 bilhões na WeWork, no inicio do ano, entretanto, os investidores avaliaram que o IPO tem um potencial de apenas US$ 10 bilhões.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno