Westwing, loja de decoração on-line, pode levantar R$ 799,7 mi em IPO
A Westwing definiu a faixa indicativa de preço na oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) entre R$ 10,50 e R$ 13,66. Ao considerar o meio da faixa, de R$ 12,08, com o número de 66.199.124 ações da oferta-base, a operação pode movimentar R$ 799,685 milhões. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (20) pelo “Valor Econômico”.
A Westwing será listada no Novo Mercado da B3 com o ticker ‘WEST3’, enquanto sua precificação ocorrerá no dia 9 de fevereiro deste ano.
Existe ainda a possibilidade de um lote adicional de 13.239.824 ações e suplementar de 9.929.868 ações. Com isso, a oferta aumentaria para R$ 1,079 bilhão, considerando o meio da faixa indicativa, informou o jornal.
A loja de decoração on-line havia informado no dia 7 de dezembro de 2020 ter protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o prospecto preliminar para a realização de seu IPO. Na época, a empresa previa captar cerca de R$ 500 milhões para sua expansão.
De acordo com a Westwing, a oferta será primária (emissão de novas ações) e secundária . Além disso, a companhia anunciou que pretende utilizar os recursos de sua oferta primária para:
- expansão do mercado endereçável (29%);
- marketing (26%);
- tecnologia (24%);
- expansão de marcas próprias (13%);
- logística (8%).
Segundo o documento, entre os acionistas vendedores estão o FIP Oikos, que apresenta uma fatia de 94,20%, além de Carlos Andres Alfonso Mutschler Castillo e Eduardo Balbao Ribeiro de Oliveira.
O IPO da Westwing será coordenado pelo BTG Pactual (BPAC11), XP Investimentos (NASDAQ: XP), JP Morgan (NYSE: JP) e Citi.
Sobre a Westwing
A loja de decoração foi fundada em 2011, na Alemanha, com o Westwing global e no mesmo ano a marca já chegou ao Brasil.
Em 2018, os executivos nacionais assumiram o controle, em parceria com o fundo de private equity Axxon Group. Além disso, a Westwing informou que tem mais de 8,8 milhões de usuários cadastrados e que, no terceiro trimestre deste ano teve uma média de 728 mil visitantes únicos mensais.
O volume de vendas (GMV) nos nove primeiros meses de 2020 ficou em R$ 270,354 milhões, com um aumento de 95,0% em comparação com o mesmo período de 2019.
Ao passo que a receita líquida da Westwing cresceu 80,2%, a R$ 167,866 milhões. O lucro líquido anotado foi de R$ 17,058 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 1,018 milhão nos nove primeiros meses de 2019.