Weg (WEGE3): Santander eleva preço-alvo após entrada no setor eólico, mas mantém ‘neutro’
A Weg (WEGE3) comunicou ontem (06) que planeja entrar no mercado de geração eólica nos Estados Unidos. Em relatórios sobre a decisão, o Santander elevou o preço-alvo para as ações da empresa, enquanto o BTG afirma que vê como positiva a forma como a Weg pode se expor ao mercado eólico americano, que está em expansão. No entanto, as duas casas ainda mantêm recomendação neutra para os papéis da companhia.
O Santander revisou suas estimativas, considerando os resultados mais recentes publicados pela empresa. A casa elevou o preço-alvo da Weg de R$ 40 para R$ 43, mas manteve recomendação neutra.
Como resultado, as estimativas de Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) para 2024-25 aumentaram em 4%, em média, enquanto as estimativas de lucro líquido caíram em 3%, em média.
“Apesar de nossa visão de que o modelo de negócios, cultura e execução da Weg são únicos, mantemos uma visão cautelosa de curto a médio prazo sobre a ação, pois esperamos que a empresa enfrente desafios nos próximos anos que poderiam resultar em revisões descendentes de ganhos”, afirma o Santander.
O banco espera uma queda de 4% no EPS (ganho por ação) em 2024, mas um saudável crescimento anual composto (CAGR) de 10% nos três anos seguintes.
Segundo os analistas do banco, é esperado que a Weg (WEGE3) leve alguns trimestres para integrar totalmente as operações da Regal, o que deve adiar o ajuste de suas margens para uma faixa satisfatória.
Além disso, o banco vê a avaliação da ação pouco atrativa. “Vemos a ação sendo negociada a 29,4x P/E 2024E, um desconto significativo em relação à sua média histórica de 32,8x em 10 anos, mas ainda não o suficiente para justificar uma recomendação de desempenho superior no momento.”
BTG vê entrada no setor eólico como positiva, mas segue neutro na ação
“Gostamos da forma como a Weg pode se expor a um mercado de turbinas eólicas dos EUA em expansão (impulsionado por programas governamentais recentes) enquanto compromete pouco capital, o que deve sustentar bons níveis de retorno sobre o capital investido (ROIC)”, afirma o BTG.
Segundo o banco, a Weg em sido recentemente enfática na internacionalização de sua plataforma de turbinas eólicas e já se aventurou no mercado indiano. Os analistas citam que o crescimento externo pode compensar o sombrio panorama do mercado local de turbinas eólicas.
O lançamento da operação nos EUA ocorre em um momento de fraca demanda por turbinas eólicas no Brasil. A Weg anunciou que, a partir do segundo semestre de 2024, suspenderá temporariamente a produção de turbinas eólicas em sua sede em Jaraguá do Sul devido à baixa demanda por equipamentos de turbinas eólicas no Brasil e à superoferta no mercado de energia do Brasil.
“Apesar do otimismo com o crescimento da Weg no exterior, mantemos nossa posição Neutra com base em avaliação (31x P/E24)”, informa o BTG.
Companhia entra no mercado de energia eólica dos EUA
A Weg comunicou que planeja entrar no mercado de geração eólica nos Estados Unidos. A informação foi divulgada nesta segunda (6) por meio de documento arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A Weg pretende utilizar sua unidade de motores e geradores de alta tensão, localizada em Mineápolis, no estado de Minnesota, para progressivamente também fabricar sua plataforma de aerogeradores 7.X MW.
Conforme descrito pela companhia, os investimentos iniciais previstos “não são relevantes e já estão considerados no orçamento de capital”.
O parque fabril da Weg em Mineápolis, que abrigará a fabricação de aerogeradores, conta com 45.000 m2 de área construída e aproximadamente 200 colaboradores.
“A unidade possui capacidade modular e flexibilidade operacional que permitirá uma expansão adaptável às necessidades da empresa. A fábrica estará apta a iniciar o fornecimento dos primeiros equipamentos a partir de 2026”, diz a Weg.
“Enquanto isso, a Weg iniciará as atividades comerciais de captura de contratos de venda e desenvolvimento da cadeia de fornecedores local”, completa.
Por fim, a Weg destaca que seguirá desenvolvendo seu negócio de geração eólica nos atuais mercados de atuação, que são Brasil e Índia.
Desempenho anual das ações da Weg
Cotação WEGE3