A Weg (WEGE3) lucrou R$ 764,2 milhões no primeiro trimestre de 2021, alta de 73,7% na comparação com os três primeiros meses de 2020, quando a companhia registrou um lucro de R$ 440 milhões. Ao confrontar o lucro líquido atual com o do último trimestre de 2020, quando esse valor foi de R$ 742,2 milhões, a alta é de 3%.
A receita operacional líquida da empresa cresceu 36,7% na base anual e 3,8% na trimestral, chegando a R$ 5,07 bilhões. Segundo a Weg, seu bom desempenho se deu tanto por uma melhora no mercado interno, com a receita oriunda desse avançando 36,7% na base anual, quanto por causa do externo, que anotou crescimento de 35,2% na mesma base.
Neste trimestre, 46% da receita foi proveniente do mercado interno e 54% do mercado externo – fatias que se mantêm estáveis no último ano. A participação do mercado externo neste indicador, segundo a Weg, entretanto, foi positivamente impactada pela valorização do dólar sobre o real.
“Continuamos a observar melhora da demanda no mercado externo principalmente para os produtos de ciclo curto, mostrando sinais de uma recuperação mais ampla da economia global” afirma a companhia no documento publicado na manhã desta quarta-feira (28).
Os produtos de ciclo curto incluem eletroeletrônicos industriais e motores comerciais. A receita dos produtos de ciclo curto avançaram na base anual 49,9% no mercado interno e 23,9% no externo.
O outro braço da Weg, de equipamentos para geração, transmissão e distribuição de energia, também mostra crescimento mas, neste caso, com destaque para o mercado externo: a receita oriunda do mercado interno avançou 24,2% na base anual e a do exterior, 42,9%.
A Weg chama a atenção também para a melhora das suas margens operacionais, ganhos de escala e eficiência na alocação de capital. Estes três, combinados, seriam o motivo para os melhores dos indicadores da companhia.
Weg melhora margem de ganho operacional
O Ebitda da Weg ficou em R$ 1,01 bilhão nos três primeiros meses de 2021, alta de 64,2% na base anual e de 3,7% na trimestral. A margem Ebitda ficou em 20%, ante 16,7% no primeiro trimestre do ano passado.
O custo dos produtos vendidos ficou em R$ 3,45 bilhões no primeiro trimestre, alta de 32,1% na base anual – com o custo de materiais saindo de 64% entre janeiro e março do ano passado para 70,4% no mesmo período deste ano. Na comparação com o quarto trimestre de 2020, houve avanço de 5%.
As despesas de vendas, gerais e administrativas ficaram em R$ 609,2 milhões, crescimento de 20,7% na comparação com o primeiro trimestre de 2020 e de 3,4% na com os últimos três meses de 2020. Esses gastos, porém, representaram 12% da receita, recuo de 1,6 ponto percentual na base anual e 0,1 ponto percentual na trimestral.
A Weg termina o primeiro trimestre com um caixa líquido de R$ 908 milhões, tendo R$ 3,4 bilhões em caixa e R$ 2,5 bilhões em financiamentos.