VISTO PARA VIAJAR NA EUROPA

Suno Notícias

08 de novembro, 2023

Visto para Europa deve começar apenas em 2025; entenda

O Conselho da União Europeia adiou para maio de 2025 a obrigatoriedade de emitir o “visto” para viajar para a Europa na Zona Schengen.

O novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias) ainda não tem data certa para começar, mas em teoria deverá ter um processo ágil de obtenção.

Os turistas brasileiros em viagem para Europa deverão solicitar uma autorização e pagar 7 euros (cerca de R$ 35) para entrar na maioria dos países da União Europeia (UE), Islândia, Noruega e Suíça. Menores de 18 anos não precisarão pagar a taxa.

Atualmente, os brasileiros podem circular no Espaço Schengen sem visto, apenas com o passaporte, por até 90 dias a título de turismo.

A partir de 2025, os visitantes precisarão fazer um registro no Etias. A solicitação pode ser feita pela internet e terá validade de 3 anos ou até a validade do passaporte do viajante.

O objetivo do “visto para Europa” na Zona Schengen é garantir uma segurança detalhada e avaliação de aptitude de cada viajante antes da entrada em qualquer país da zona de livre circulação da UE.