Via

Via (VIIA3) pode se recuperar em 2023? Veja perspectivas

Suno Notícias

12 de dezembro, 2022

As ações da Via (VIIA3) têm registrado forte desvalorização nos últimos meses. A queda dos ativos acontece em meio a problemas macroeconômicos no Brasil.

O analista da Inv, João Abdouni, entende que são difíceis as perspectivas para o varejo — especialmente de eletrônicos, que vendem produtos em diversas parcelas. Vale destacar que, atualmente, a taxa Selic está no maior patamar em seis anos, o que afeta o acesso ao crédito dos brasileiros.

De acordo com o especialista, a Via enfrenta um desafio a mais, além do macro.  Ele comenta que a varejista “tem problemas, muitas vezes, contábeis, de reapresentação de balanço, questões de estocagem, ou ainda nos cartões de crédito, para serem resolvidas”.

A equipe de análise da Terra Investimentos projeta que as margens da empresa devem continuar pressionadas — em meio aos custos maiores e faturamento menor.

As perspectivas para as ações dependem de aspectos econômicos, além dos resultados. Como a perspectiva é ruim, é "improvável que a Via tenha esse movimento de alta”, segundo a Terra.

Os especialistas acreditam que há alternativas melhores no mercado, seja no varejo alimentar ou no varejo de vestuário.

Após a divulgação do balanço do terceiro trimestre, a XP Investimentos classificou os números como “fracos”. Na ocasião, a casa manteve a recomendação “neutra” para as ações da Via, com preço-alvo de R$ 3.