Turismo espacial

Suno Notícias

26 de dezembro, 2023

Viagem espacial: empresa francesa vai oferecer viagem de balão ao espaço; confira

O turismo espacial se tornou uma realidade, rompendo a última fronteira das viagens. Empresas como a Blue Origin, de Jeff Bezos, e a Virgin Galactic, de Richard Branson, levaram para a estratosfera os clientes pagantes.

Segundo a Forbes, em 2024, surge a possibilidade de um novo operador entrar no mercado, oferecendo voos de luxo para o espaço.

Fundada pelo engenheiro aeroespacial Vincent Farret d'Astiès, a empresa francesa Zephalto está introduzindo uma abordagem mais tranquila, ponderada e ambientalmente consciente para proporcionar aos clientes uma jornada única — utilizando um balão.

Dessa forma, a Zephalto está prestes a lançar seu primeiro balão e cápsula pressurizada, batizados de Céleste, com planos de partida da França no final de 2024. A proposta é levar seis passageiros a uma altitude de 25 km durante aproximadamente uma hora e meia.

Após passar três horas na estratosfera, a cápsula retornará à Terra, resultando em uma duração total da viagem de seis horas. Um aspecto crucial desse conceito é tornar a experiência acessível a todas as idades e condições físicas.

O objetivo é proporcionar aos seus passageiros uma visão da Terra de uma nova perspectiva e ver a curva esférica conhecida como o “Efeito Visão Geral”, informa a Forbes.

A cápsula, apelidada humoristicamente pela Zephalto como o "menor hotel de experiência do mundo", foi concebida pelo arquiteto Joseph Dirand. Em seu interior, promete oferecer uma janela panorâmica que proporciona uma vista abrangente de quase 1400 km. 

Além disso, a experiência incluirá serviços de catering com estrela Michelin e degustação de vinhos finos, uma cortesia da empresa francesa, caso a fome surja durante o voo.

Quanto à segurança, a tecnologia por trás do projeto vem do parceiro da Zephalto, o CNES, o centro nacional francês de estudos espaciais, que envia balões à estratosfera há mais de 60 anos. O balão terá certificação da EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação).

Sobre valores, a Zephalto lançará suas pré-reservas nos próximos meses, com um bilhete custando € 120 mil (R$ 648 mil) por pessoa.