Suno Notícias

O MEI pode financiar um imóvel como qualquer outro profissional; saiba mais

Financiamento

MEI

O financiamento imobiliário é uma opção para muitos brasileiros realizarem o sonho da casa própria.  No entanto, quem é MEI pode enfrentar dificuldades para obter crédito devido à falta de carteira assinada.

Para obter um financiamento imobiliário, é necessário que o MEI comprove sua renda de forma diferente, pois não possui carteira assinada. A instituição financeira empresta o valor do bem, que deve ser pago ao longo de alguns anos, e precisa de garantias para isso.

Segundo o site Extra, para comprovar a capacidade de pagamento de um financiamento, o MEI pode utilizar extratos ou declarações anuais.

As principais formas são a declaração de Imposto de Renda, a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) e o extrato bancário.

As instituições financeiras geralmente exigem que o MEI tenha pelo menos seis meses de existência, além dos documentos básicos de identificação, comprovante de rendimentos e de residência.

Após a comprovação de renda, o processo de financiamento para um MEI segue praticamente as mesmas etapas de uma pessoa com carteira assinada, incluindo a escolha do imóvel, verificação da documentação exigida, assinatura do contrato e pagamento do imposto de transferência do bem.

Além disso, microempreendedores individuais podem obter crédito para compra da casa própria por meio do Minha Casa Minha Vida, desde que se enquadrem nos requisitos.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), em 2023, foram financiados 499.149 imóveis, movimentando mais de R$ 152 bilhões.