A falência do Silicon Valley Bank (SVB) deixou o mercado financeiro em estado de alerta. Contudo, em meio a tantas dúvidas, o que se sabe até agora sobre o caso?
O SVB era o 16º maior banco americano e sua falência representa a maior do setor bancário dos Estados Unidos desde a crise de 2008.
O banco quebrou graças a elevação dos juros nos Estados Unidos. Como a instituição financeira era focada em startups, os investidores preferiram tirar o dnheiro do SVB e direcionar as quantias para títulos do governo, opções mais seguras e rentáveis neste contexto.
Na semana passada, antes da quebra, o SVB disse que emitira novas ações para tentar recuperar suas perdas financeiras. Porém, esse movimento não foi bem visto pelo mercado e os papéis desabaram 60% na quinta.
Na sexta (10), a falência foi decretada pelas autoridades norte-americanas.
Com isso, o Fed, banco central dos Estados Unidos, criou um programa emergencial para auxiliar as instituições financeiras em crise.
Além disso, a expectativa do mercado é de que ocorra uma queda nas taxas de juros norte-americanas, o que pode abrir espaço para uma redução no Brasil também.