Você sabe o que significam essas siglasdo mercado financeiro?Vem cá que a gente explica!
CEO, CFO, CIO...
No mundo corporativo, muitos cargos ganham nomes em inglês que não deixam muito claras quais são as funções ou responsabilidades da vaga.
Repórter: Pedro Caramuru
Via de regra, os principais cargos corporativos começam com C, de "chefe" - ou "chief", em inglês. Confira alguns exemplos:
1. CEOO Chief Executive Officer, ou Diretor Executivo, é quem está no topo. Ele toma as principais decisões, lidera o planejamento e é resposável por todos que estão abaixo.
2. COOO Chief Operating Officer, ou Diretor de Operações, é responsável pela coordenação entre divisões da companhia para a execução de processos. Por ser responsável por várias áreas, é visto como o braço direito do CEO.
3. CFOO Chief Financial Officer, ou Diretor Finaceiro. Esta é a pessoa do dinheiro, pecúnia, espólio, cabedal, grana. Da doleta e dos boletos. É quem gerencia o planejamento financeiro, as obrigações e o orçamento.
4. CHROO Chief Human Resources Officer, ou Diretor de Recursos Humanos. É responsável pela gestão de pessoas, atração e retenção de talentos e, de modo geral, pela cultura da empresa.
5. CIOO Chief Information Officer, ou Diretor de TI, busca melhorar a digitalização do negócio, tanto em novos programas, quanto em novas tecnologias.
6. CPOChief Product Officer, ou Diretor de Produto. Está sempre ligado em novas formas de atrair clientes e nas tendências do mercado. Responde pela concepção à entrega de produtos.
6. CMOChief Marketing Officer, ou Diretor de Marketing. Acompanha as ações de marketing da empresa e quer trazer novos clientes para a companhia.
7. CDOChief Diversity Officer, ou Diretor de Diversidade, é um profissional que tem ganho espaço no mercado. É responsável por promover e ampliar as ações de diversidade na empresa.
Entender estas divisões pode ser muito útil no dia a dia corporativo para encontrar a pessoa certa e entender melhor os cargos e responsabilidades na carreira profissional.
Round bônus!CCO é uma das siglas que mais causa confusão. Pode significar Diretor de Comunicações, Diretor de Compliance ou ainda Diretor de Conteúdo.