Investimentos

Suno Notícias

24 de janeiro, 2023

Quais os setores mais arriscados para investir na Bolsa em 2023?

2023 tem se mostrado um ano incerto no mercado de investimentos, com muitos setores enfrentando desafios e incertezas. Um dos mais arriscados para investir em 2023 é o varejo, especialmente devido à alta da taxa Selic,  atualmente em 13,75%  ao ano.

Novo ano, novo governo e nova economia. As incertezas pautam  2023, com muitos receios rondando o mercado de investimentos brasileiro. O Suno Notícias conversou com analistas para entender quais são os setores mais seguros para investir neste ano.

Setores mais arriscados para investir em 2023 Segundo Regis Chinchila e Luis Novaes, analistas da Terra Investimentos, os aspectos macroeconômicos devem continuar pressionando os setores mais cíclicos da economia. Observam um consumo não-essencial menor durante este ano, com  possível recuperação apenas em 2024, com a melhora da economia e pressão menor das taxas de juros.

Varejo Com juros altos, baixo crescimento econômico e poder de compra reprimido, é improvável que o varejo tenha um ano positivo, dizem os analistas da Terra. As ações de varejo, como Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), sem mencionar Americanas (AMER3) – fora do Ibovespa depois do anúncio da recuperação judicial com o rombo bilionário descoberto no balanço da empresa -, ainda se mostram um investimento arriscado mesmo frente comparado a 2022.

Turismo O setor de turismo, que lida com empresas que atuam na indústria de viagens e hospedagem, incluindo hotéis, companhias aéreas, agências de viagens e operadores turísticos, também é um dos setores mais arriscados para investir. Este é um setor que comumente tem um bom desempenho em momentos de crescimento econômico.

investir-onde-2023

Shoppings Centers O setor de shoppings centers, como o do varejo, também entra na lista de setores mais arriscados para investir em 2023. Associado ao consumo, o segmento sofre em cenários de altas taxas de juros. Nesse cenário as pessoas tendem a economizar mais e gastar menos, o que pode afetar negativamente as vendas dos lojistas dos shoppings centers.

investir-onde-2023

“Na mesma linha que os outros setores associados ao consumo, os shoppings centers também não demonstram que terão um ano positivo. É o caso de Multiplan (MULT3) e JHSF (JHSF3)”, concluem.

investir-onde-2023

Construção Civil Outro setor fortemente impactado pelos juros elevados é o de construção de civil. Este segmento é muito dependente da taxa de juros, afetando diretamente as vendas parceladas de construtoras. “Um pequeno aumento da taxa de juros impacta muito a parcela que as pessoas vão pagar, né?”, diz o analista José Daronco.

investir-onde-2023

A demanda acaba caindo também, e, consequentemente, a construção de novos imóveis sente o impacto. Além disso, os financiamentos e empréstimos ficam mais caros, barrando oportunidades de investimentos e expansão dessas empresas.

Lembre-se: tenha uma carteira diversificada Quando perguntados sobre onde investir em 2023, os apontamentos dos especialistas deram opiniões variadas. Porém, uma resposta foi comum entre todos eles: ter uma carteira de investimentos diversificada diminui a exposição a perdas. Ao iniciar os investimentos, lembre-se sempre dessa dica.