A Selic vai cair? Veja o que fazer com seus investimentos
TAXA DE JUROS
Você sabia que a taxa básica de juros, a Selic, pode estar prestes a cair? Vamos entender como isso pode afetar os seus investimentos.
A Selic está em 13,75% desde agosto de 2022, o maior nível em anos. Mas as projeções indicam que a taxa pode encerrar 2023 em 12,5% ao ano. E para 2024, espera-se uma queda para 10% ao ano.
No entanto, a queda da Selic ainda não ocorreu, em meio a divergências entre o governo federal e o Banco Central. Mas por que isso importa para você?
Quando a Selic cai, o crédito se torna mais barato e estimula a produção e o consumo. Isso pode impulsionar a atividade econômica, mas também afetar seus investimentos.
Com a Selic em queda, a renda fixa, que está proporcionando bons rendimentos atualmente, pode não ser tão atrativa.É hora de repensar sua estratégia.
Uma possibilidade é diversificar sua carteira, considerando investimentos em renda variável e multimercado. Assim, você pode buscar rentabilidades maiores mesmo com a queda da taxa de juros.
Empresas com acesso a empréstimos e financiamentos mais baratos podem obter resultados positivos em seus negócios, refletindo-se no valor das ações das empresas.
Empresas varejistas de bens duráveis, supermercados, shoppings e drogarias podem se beneficiar da melhora nas condições de empréstimos e financiamentos, estimulando o consumo.
Companhias do setor elétrico tendem a se beneficiar devido à queda dos juros, impactando positivamente suas dívidas.
Mas lembre-se: qualquer mudança na composição da carteira deve ser feita com cautela. É fundamental analisar outros indicadores econômicos, como inflação, emprego e confiança do consumidor, para tomar decisões informadas.
Ainda que a Selic possa cair nos próximos anos, a renda fixa continuará sendo uma opção rentável em relação à inflação.
Em todos os cenários, é importante equilibrar o risco e retorno dos investimentos. Planeje sua estratégia considerando as perspectivas do mercado e mantenha-se atualizado.
Acesse nosso site para receber insights e dicas sobre o mercado financeiro e potencialize seus investimentos.