AQUECIMENTO GLOBAL

Suno Notícias

01 de dezembro, 2023

Rio de Janeiro e Santos correm risco de ficarem submersas, diz estudo da ONU

Um novo estudo da ONU, lançado antes da COP 28, revela que pelo menos 5% dos municípios do Rio de Janeiro e Santos podem estar submersos devido ao aumento do nível do mar.

A pesquisa, conduzida em parceria com o Climate Impact Lab, utiliza a plataforma Human Climate Horizons para analisar os impactos climáticos em cidades vulneráveis.

No Brasil, o nível do mar pode subir 23,84 cm no Rio e 27,74 cm em Santos entre 2040 e 2059, conforme o cenário mais pessimista previsto pela ONU.

As projeções para o final do século indicam que cidades como Rio de Janeiro, Santos,  Sydney e Kingston podem enfrentar parcial submersão devido ao contínuo aumento do nível do mar.

Os dados apontam a urgência de ações globais para enfrentar as mudanças climáticas e proteger comunidades costeiras em todo o mundo.

Segundo o estudo, no pior cenário de aquecimento para o final do século XXI, 5% ou mais das seguintes cidades deverão estar abaixo do nível do mar: – Guayaquil, Equador; – Barranquilla, Colômbia; – Santos, Brasil; – Rio de Janeiro, Brasil; – Kingston, Jamaica; – Cotonou, Benin; – Kolkata, India; – Perth, Australia; – Newcastle, Australia; – Sydney, Australia.