SAIBA POR QUE 

Suno Notícias

27 de julho, 2023

Queridinha do churrasco, picanha está mais barata 

Quem vai ao mercado organizar o churrasco do fim de semana já deve ter reparado que o preço da picanha mudou.

Entre janeiro e junho desse ano, o corte acumula queda de 6,62%, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Outras opções como a alcatra (-8,36), o filé mignon (-7,1%), o contrafilé (-6,11%) e a costela (-5,44%) também se destacam pelos preços mais baixos.

Apesar da mudança significativa, o valor continua mais alto se comparado com 2019. Nos últimos cinco anos, a picanha subiu 44,3% no atacado e 59,31% no varejo.

Por que a carne bovina está mais barata? Com os recordes de abates de 2023, a quantidade de carne disponível é maior e, consequentemente, seu valor cai. Além disso, o momento de “descompressão de custos” também impacta positivamente os preços, que se mantinham inflacionados desde 2020.

Insumos básicos, como ração, gasolina e energia, por exemplo, registraram queda significativa, diminuindo os custos de produção.  Ainda assim, mesmo que as matérias-primas sigam com preços menores e a oferta em alta, o repasse não deve ser feito integralmente.