Quem são os Houthis, alvo do exército dos Estados Unidos?
POLÍTICA
IÊMEN
O grupo Houthis, ou Hutis, está em alta no noticiário, após um ataque militar dos Estados Unidos e Reino Unido contra os rebeldes no Iêmen na quinta-feira (11).
A ofensiva contra os habitantes do mar Vermelho tinha como alvos centros logísticos, sistemas de defesa aérea e depósitos de armas.
O ataque em conjunto dos EUA e Reino Unido acontece após meses seguidos de ataques dos Houthis contra navios de bandeira internacional que utilizam a rota do mar Vermelho, conforme relatou a BBC.
O grupo armado do Iêmen é apoiador do Hamas no conflito contra Israel e ameaça atacar todos os navios destinados a Israel que passarem por sua costa.
QUEM SÃO OS HOUTHIS?
Seu fundador foi Houssein al Houthi (1959-2004), que inspirou o nome do movimento.
Formados pela minoria muçulmana xiita (zaiditas), desde 2015, os Houthis lutam para assumir o controle total do Iêmen, país localizado nas bordas do mar Vermelho.
Eles já lançaram mísseis e drones contra navios de carga. Empresas como a British Petroleum e marítimas MSC, Maersk e Hapag-Lloyd estão tendo que usar outras rotas comerciais para proteger suas cargas e tripulações, afetando o tráfego internacional.