Veja a lista dos terminais brasileiros com melhor qualidade
veja lista
MELHORES AEROPORTOS
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG), chamado popularmente de Confins, foi considerado pela 5ª vez consecutiva o aeroporto sob concessão com a melhor qualidade de serviços para os passageiros.
Já o terminal de Guarulhos (SP), o mais movimentado do país, foi avaliado como o pior. Os dados são da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil).
A agência reguladora avaliou 12 aeroportos concedidos à iniciativa privada. O instrumento que a Anac utiliza para avaliar os aeroportos é o “Fator Q”, que varia entre -7,5% e 2%, sendo esta última a melhor nota.
Esse dispositivo analisa alguns fatores como tempo em fila de inspeção, acesso aos terminais, quantidade de elevadores, dentre outros.
Quem tiver um baixo desempenho pode ser penalizado no reajuste de tarifas e multado, de acordo com as regras estabelecidas no contrato de concessão.
Atualmente, o “Fator Q” é verificado em 12 aeroportos concedidos à iniciativa privada. Essa verificação está determinada nos contratos de concessão.
Guarulhos recebeu sua pior nota desde 2020 e ficou em último lugar na lista pelo 2º ano consecutivo. O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) também recebeu uma pontuação ruim e ficou em 11º dos 12 avaliados.