MENOS 40 GRAUS!

Suno Notícias

5 de dezembro, 2023

Você sabe qual é a cidade mais  fria do mundo?

A cidade de Yakutsk, no leste da Sibéria, é considerada a mais fria do planeta. 

De acordo com reportagem publicada pelo jornal The Mirror, os moradores da cidade mais gelada do mundo estão acostumados a não ter encanamento – porque os canos congelam, especialmente em dezembro.

Com uma população de 355 mil habitantes, os moradores usam roupas grossas durante todo o ano, já que as temperaturas ficam muito abaixo de zero. A temperatura de -40ºC é considerada normal na região durante o inverno, mas os índices chegaram a alcançar -62,7ºC no início de 2023.

Como os radiadores não funcionam por conta dos canos congelados, muitos moradores da cidade mineira russa começam o dia buscando lenha para aquecer suas casas. 

De acordo com o site The Mirror, o frio também representou um desafio considerável no fornecimento de água às casas, com as pessoas tendendo a aquecer blocos de gelo congelados que derretem na cozinha.

As casas são construídas para resistir às condições adversas e reter o máximo de calor possível. Ao sair, muitas pessoas relatam uma sensação de ardência no rosto, dedos das mãos e dos pés devido ao frio extremo.

A maioria das crianças caminha até as escolas locais sob temperaturas baixas -- e só tem um dia de folga quando a temperatura cai para índices inferiores a -55ºC.

A cultura local é muito definida pelo status climático. A moda, por exemplo, é repleta de peles de animais, como lebre, raposa-do-ártico e rena. 

A alimentação é bastante calórica, pois é preciso ingerir muita gordura para resistir às intempéries dia após dia. No cardápio, não são raras as iguarias feitas com carne de cavalo. Para beber e aquecer, vodca é a opção mais popular.

Na cidade, há casas de teatro, ópera, balé e alguns museus. A cidade conta ainda com o Museu do Mamute, que possui fósseis milenares de mamutes peludos, e com o Museu de História do Estado de Yakut, que celebra a cultura do grupo étnico turco nativo.