VEJA PESQUISA

Suno Notícias

23 de outubro, 2023

Quais carros estão há mais tempo à venda no Brasil?

Nos últimos três anos, vários carros que eram produzidos há décadas no Brasil saíram de linha para darem lugar a modelos mais modernos e projetos de maior rentabilidade para as fabricantes.

Por outro lado, ainda existem veículos que resistiram à pandemia, crise de semicondutores e até a mudança de gosto do consumidor e seguem em linha.

Apesar de serem poucos, o site Autoesporte reuniu os carros que são produzidos há mais tempo no Brasil e são vendidos pelo menos desde a década de 1990.  Confira:

Corolla:  Carro mais vendido na história mundial, o Corolla é vendido no Brasil desde 1994, em sua sétima geração, ainda importado. Não demorou muito para que a produção em Indaiatuba (SP) começasse, em 1998, já na sua oitava geração. Desde então, o sedã médio já foi comercializado em cinco gerações no Brasil.

Honda Civic: O sedã japonês chegou oficialmente no Brasil em sua quinta geração, em 1992, quando passou a ser importado pela Honda.  A fabricação local começou cinco anos depois, em 1997. Foi, inclusive, o primeiro modelo nacional da marca. No total, cinco gerações do Civic foram produzidas por aqui, até o final de 2021.

Fiat Strada: Em 25 anos de história, a Fiat produziu a primeira geração da Strada por 21 anos, entre 1998 e 2019.  Durante essa época, o veículo era baseado no Palio e revolucionou o segmento de caminhonetes compactas ao estrear a cabine estendida, em 1999, e a cabine dupla, em 2009, e até mesmo o polêmico câmbio automatizado Dualogic. 

Chevrolet S10: A picape média que acaba de ganhar a versão Z71 com uma pegada mais off-road, é um sucesso de vendas, travando ano a ano bons duelos com a Toyota Hilux pelo posto de mais vendida na sua categoria.  Lançada em 1995, a S10 tinha o porte similar à da Fiat Toro e da Renault Duster Oroch.

Volkswagen Saveiro: Lançada há 41 anos, em 1982, a picape da Volkswagen é um dos veículos mais antigos ainda em produção no país. Na época em que foi lançada, a picape pequena da Volkswagen veio acompanhando as evoluções do irmão Gol.  Até o final dos anos 1990 teve uma vida de rainha, mas com a chegada da Fiat Strada o seu reinado acabou.

Fiat Fiorino: O troféu de carro mais há mais tempo em linha no Brasil vai para o famoso furgão. O Fiorino começou a ser produzido em Betim (MG) em 1980, ainda com a base do Fiat 147. Depois, em 1988, ganhou os traços da família do Uno, deixando de ser apenas um furgão para ser também uma picape pequena para disputar mercado com a Ford Pampa e a Volkswagen Saveiro.