A TAV Brasil, empresa que está criando o projeto para construir o trem-bala que ligará as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, já iniciou os trabalhos.
Em fevereiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assinou contrato com a TAV Brasil para a construção do trem de alta velocidade.
A linha entre as duas capitais terá aproximadamente 378 km, e o percurso deverá ser feito em 1h30, na velocidade média de 350 km/h.
Ao Estadão, o diretor-presidente da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo detalhou como empresa vai tirar o projeto do trem-bala do papel.
O projeto do trem-bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo tem um custo de R$ 50 bilhões.
Segundo o Estadão, essa será a obra de infraestrutura mais cara do Brasil.
Questionado se o BNDES será acionado pela empresa, Figueiredo disse que a TAV Brasil deve falar com todos os bancos possíveis para viabilizar a obra.
Ao Estadão, o executivo revelou que dos R$ 50 bilhões previstos no projeto, cerca de 80% estão ligados a custos com a construção da malha, o trem em si e os sistemas de funcionamento.
Os demais 20% irão arcar com gastos com indenizações e o próprio licenciamento, entre outros itens. As obras devem durar até seis anos e a operação dos trens pode começar daqui a 10 anos.