Fila do INSS ou descanso nas Maldivas? Escolha enquanto é jovem

Guardar um dinheirinho para investir ou gastar tudo na festa com os amigos no final de semana? Está aí um dilema comum para os jovens.

Muitos deles nem sabem quanto (e quando) vão receber a aposentadoria pelo INSS. 

Para Fábio Gallo, professor da FGV-EAESP, o brasileiro está historicamente acostumado a ter uma solução para a sua aposentadoria por meio da Previdência Social.

Mas ainda precisa aprender que a aposentadoria envolve um planejamento futuro.

“No Brasil, temos diversos benefícios sociais que não se veem em outros países, mas isso não é garantido. Há 30 anos, o teto da aposentadoria era superior a 30 salários mínimos. Hoje, chega a 5 salários mínimos e mesmo assim é para poucos”, diz Gallo.

Além disso, com a última reforma da previdência, o professor indica que será difícil para o jovem de 20 a 30 anos de hoje conseguir se aposentar com a mesma facilidade de tempos atrás.

Com as mudanças feitas por meio da reforma da previdência, os fundos de previdência privada passaram a ganhar mais relevância, principalmente por trabalhar com esse retorno de longo prazo.

De acordo com a Anbima, existem atualmente 23 tipos de fundos de investimento na modalidade de previdência privada.

O professor da FGV Fabio Gallo indica que ter um assessor de investimentos que vai instruir e explicar cada tópico é importante.

É trabalhoso contratar uma previdência privada. Mas, quando chegar lá na frente, ter evitado um momento de farra pode se transformar em  uma tranquilidade sem preço.

Quer saber mais sobre previdência privada? Confira os conteúdos desta semana especial sobre previdência no Suno Notícias!