Poupança, Tesouro, CDB ou LCI/LCA? Veja a melhor opção
Selic
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), anunciou mais uma elevação na Selic, taxa básica de juros do Brasil.
Repórter: Poliana Santos
O BC sinalizou o aumento em um ponto percentual, de modo que a Selic alcançou o patamar de 12,75% ao ano.
Além disso, com a persistência da inflação, que continua alta e já chegou ao patamar de 12% no acumulado em 12 meses, o Copom indicou espaço para mais uma elevação da Selic
Para os investimentos, ter os principais indicadores da economia – juros e inflação – no patamar de dois dígitos é favorável para os ativos de renda fixa.
A XP Investimentos divulgou um relatório em que mostra os principais cenários para aplicações em títulos do Tesouro Selic, CDB, LCI/LCA e a Poupança.
Mas antes, o que é Tesouro Selic, CBD e LCI/LCA, que são seguros como a poupança?
Tesouro Selic é um título de dívida emitido pelo governo. Isso significa que ao investir nele, você estará emprestando dinheiro ao poder público.
Tesouro Selic
A sigla CDB vem de Certificado de Depósito Bancário, que é um título de renda fixa emitido por bancos para captar dinheiro e financiar suas atividades.
CDB
A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são dois tipos de investimento em renda fixa isentos de Imposto de Renda
LCI/LCA
Em troca destes empréstimos de recursos às instituições devolvem ao investidor a quantia aplicada mais o juro acordado no momento do investimento.
Os três tipos de investimento costumam garantir retornos bem superiores ao da caderneta de poupança.
Confira um cenário estimado para aplicações de R$ 1.000 nos títulos de Tesouro Selic 2025, CDB (110% CDI), LCI/LCA (95%CDI) e a Poupança, pelos analistas da XP Investimentos: