Saques de janeiro superaram os valores de retirada mensal
Poupança
No mês de janeiro, os saques de dinheiro da poupança superaram os valores em R$ 19,67 bilhões, maior retirada mensal desde o ano de 1995.
Repórter: Poliana Santos
O valor superou o recorde anterior do primeiro mês de 2021 de 18,154 bilhões.
Durante o ano de 2021, a poupança teve ainda o pior desempenho no ano da história, com saques no valor de R$ 34.497 bilhões.
Segundo João Beck, economista e sócio da BRA, o fluxo negativo já é comum nos meses de janeiro por conta das despesas de IPTU e escolares
Para Leandro Cabral, especialista em educação financeira, um outro motivo para a grande retirada da poupança é que finalmente o brasileiro está percebendo que existem diversas opções de investimentos seguras que rendem mais que a caderneta.
Existem opções tão seguras quanto, com liquidez, com a mesma facilidade e que apresenta melhor rendimento. Na prática, temos pessoas sem salário e tudo mais caro. A saída, para aqueles que têm dinheiro lá, acaba sendo resgatar o dinheiro
"
Leandro Cabral, especialista em educação financeira
A inflação em alta também tem prejudicado os rendimentos, segundo Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos.
A caderneta de poupança continua como uma rentabilidade baixa. Continua sendo pouco atrativa, mesmo sendo isenta de imposto, já que o IPCA subiu muito nos últimos meses. Basicamente nós temos uma rentabilidade real negativa
"
Jansen Costa,sócio-fundador da Fatorial Investimentos
Para Leandro, uma boa opção para quem está saindo da poupança e procurando melhores rendimentos é investir no título do Tesouro Selic ou até mesmo em títulos pré-fixados do Tesouro em que é possível obter boas taxas de rendimento.