Poupadores

Suno Notícias

08 de dezembro, 2023

Cerca de 400 mil pessoas podem receber dinheiro dos planos Collor e Sarney, mostra levantamento

Uma pesquisa realizada pela Frente Brasileira Pelos Poupadores (Febrapo) revelou que aproximadamente 470 mil brasileiros têm a chance de reaver perdas financeiras causadas pelos planos Bresser, Verão, Collor I e Collor II nas décadas de 80 e 90.

Até o momento, mais de 300 mil pessoas já foram beneficiadas pelo acordo coletivo estabelecido.

De acordo com informações do site Edital Concurso, para verificar a existência de algum processo em andamento em seu nome ou em nome de familiares falecidos, os interessados devem entrar em contato diretamente com a Febrapo.

Aqueles que já estão acompanhando o desenrolar do processo e desejam participar do acordo para receber as quantias devidas também devem entrar em contato com a Frente.

O montante a ser recebido dependerá do saldo existente na conta na data do plano, oferecendo uma oportunidade de ressarcimento para os titulares das contas ou seus herdeiros que aguardam a resolução dos processos judiciais relacionados aos governos Collor e Sarney.

O acordo de devolução dos valores foi formalizado pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) em conjunto com a Consif (Confederação Nacional do Sistema Financeiro).

A adesão a esse acordo é gratuita e voluntária. Assim, os poupadores têm a opção de prosseguir com suas ações judiciais, embora, nesse caso, não haja garantia ou previsão de ressarcimento, uma vez que os processos encontram-se suspensos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tempo indeterminado.