Vai receber o PIS/PASEP ainda em 2023? Confira as datas finais
Para os beneficiários dos abonos salariais PIS/PASEP, vale a pena ficar atento ao calendário de pagamento nas próximas semanas.
Desde a pandemia de 2020, a mudança no calendário em razão do pagamento do Benefício Emergencial fez com que o trabalhador tivesse um “atraso” no recebimento desses abonos.
Por isso, o PIS/PASEP 2023 é calculado com base nos meses trabalhados no ano-base de 2021, ao invés do imediatamente anterior (2022), como era feito antes da covid-19.
Em 2024, deverão ser contemplados aqueles que atenderem aos requisitos em 2022, e assim por diante.
O último pagamento do benefício de 2023 está previsto para o dia 17 de julho, quando trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro e dezembro receberão o PIS.
No mesmo dia, trabalhadores do setor público com o Número de Inscrição finalizado em 8 e 9 receberão o PASEP.
Para receber, o trabalhador deve:- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;- Ter trabalhado com carteira assinada por 30 dias ou mais em 2021;- Ter recebido 2 salários mínimos no ano;- Estar com os dados cadastrais em dia no sistema RAIS ou e-Social.
A disponibilização do abono salarial do PIS/PASEP iniciou em fevereiro e acaba agora no mês de julho. O prazo final de resgate dos benefícios é previsto para 28 de dezembro de 2023.