PIS

Suno Notícias

21 de maio, 2023

PIS não caiu na conta: trabalhadores identificam formas para obter pagamento

Em maio, um novo grupo de trabalhadores recebeu o PIS já com o reajuste do salário mínimo, que saltou para R$ 1.320. No entanto, o abono ainda não caiu na conta de algumas pessoas.

Os cidadãos que não receberam os valores precisam estar atentos às normas relativas ao pagamento do PIS. As informações foram apuradas pelo portal FDR. 

Primeiramente, o trabalhador deve verificar se enquadra nos requisitos para ter direito ao PIS. A possibilidade vale para quem: - Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; - Trabalhou pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2021; - Recebeu até dois salários mínimos por mês em 2021; - Foi cadastrado no RAIS ou eSocial.

Vale destacar que, caso algumas das informações necessárias estejam incorretas no RAIS ou eSocial, o cidadão não conseguirá receber o abono.

Outro ponto a ser considerado é a forma como acontece o depósito do abono.  Para quem possui conta na Caixa, a quantia será depositada na conta corrente ou poupança Já para quem não tem conta na Caixa, o banco abre automaticamente uma poupança social em nome da pessoa com acesso pelo Caixa Tem. O valor estará neste local.

Para quem tem direito aos valores, mas ainda não recebeu, pode contestar. Neste caso, a pessoa tem como: - Entrar em contato com o RH e administração da respectiva companhia para verificar se os dados foram enviados da forma correta; - Contactar o Ministério do Trabalho pelo número 158, ou pelo e-mail trabalho.sigladoestado@mte.gov.br; - Buscar a agência da Caixa para constatar se não existem erros na conta.