UNIVERSIDADES

Suno Notícias

29 de agosto, 2023

Onde os ministros do STF estudaram?

Os ministros do STF e o próprio Supremo Tribunal Federal vivem no imaginário do povo brasileiro, despertando curiosidade.

Com a posse do ministro Cristiano Zanin, ex-advogado do presidente Lula (PT), entrou em pauta a questão: quais universidades formaram os membros da corte?

Zanin se formou em direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, tornando-se um dos quatro magistrados formados em instituições do Estado. 

Os outros são Dias Toffoli (USP), Alexandre de Moraes (USP) e André Mendonça (Centro Universitário de Bauru).

A maioria dos ministros da Suprema Corte se graduou em universidades da região Sudeste. A ministra Cármen Lúcia se formou na PUC de Minas Gerais, enquanto Luiz Fux e Roberto Barroso se graduaram na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).  No total, sete magistrados se graduaram no Sudeste.

Outros dois ministros se formaram em universidades na região Sul: a presidente da Suprema Corte, Rosa Weber, na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); e o magistrado Edson Fachin, na UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Já Gilmar Mendes e Nunes Marques se formaram no Centro-Oeste e no Nordeste, respectivamente, pela UnB (Universidade de Brasília) e UFPI (Universidade Federal do Piauí).