Aplicativo "pirata"

Suno Notícias

11 de abril, 2023

Fraude no Nubank (NUBR33)? Empresa é notificada

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) notificou o Nubank (NUBR33) na última quinta (6).

A razão são relatos de fraudes sofridas por clientes da fintech a partir da invasão de seus telefones celulares.

O instituto enviou um relato sobre o funcionamento do crime e questionou de que forma a instituição financeira garante a segurança dos consumidores.

Segundo o Idec, relatos feitos pelas redes sociais e de plataformas de reclamação dão conta que pessoas tiveram a conta do Nubank invadida por um programa malicioso.

A partir dessa invasão, os criminosos teriam contratado empréstimos fraudulentos em nome das vítimas, e transferido quantidades altas de recursos de suas contas.

Segundo relatos, apesar de as operações fugirem dos padrões, os sistemas de antifraude do Nubank não teriam detectado problemas e permitiram que elas acontecessem.

O Idec informou que a fintech enviou um alerta por e-mail aos clientes, em que chamou a fraude de golpe do acesso remoto.

Na mensagem, o Nubank afirma que os fraudadores obtêm acesso aos telefones a partir do download de aplicativos piratas.

Disse ainda que não se tratava de uma falha de segurança da instituição, e orientou aos clientes que baixassem a versão mais atualizada do aplicativo do Nubank.

Após ser notificado pelo Idec sobre as supostas fraudes no Nubank, a instituição financeira informou que mantém “vigilância constante” sobre a utilização de seus serviços.

“No Nubank, a segurança é uma prioridade desde o primeiro dia e cooperamos com as autoridades responsáveis pelo cuidado com o consumidor”, disse a fintech, em nota enviada ao Estadão.

Em caso de suspeita de movimentação indevida por terceiros, os clientes devem seguir o passo a passo disponível no SOS Nu, hub de segurança da compra”, complementou o Nubank.