Novas regras da aposentadoria do INSS em 2024; Veja quais
O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) adotará duas novas regras para se aposentar, a partir do dia 1º de janeiro de 2024.
As duas mudanças impactam a idade mínima progressiva e o sistema de pontos para aposentadoria e é importante avaliar qual das regras é mais vantajosa na hora de tirar o descanso.
A mudança na idade mínima para aposentar exclui o sistema de pontos do INSS e considera pessoas que tenham completado a contribuição necessária.
Sendo assim, em 2024, as idades mínimas serão de:– 58 anos e seis meses para mulheres, ao invés de 58 anos;– 63 anos e seis meses para homens, antes era 63 anos.
Todos os anos haverá um aumento progressivo na idade mínima, que irá até 2023 para as mulheres (quando a idade mínima chegar em 62 anos) e até 2027 para os homens (com idade mínima de 65 anos.
Além disso, a regra do tempo mínimo de contribuição permanecerá em 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres.
A outra mudança que acontece é no sistema de pontos da aposentadoria, uma soma do tempo de contribuição com a idade até chegar a um valor mínimo para aposentar.
Nesse cálculo, cada ano de vida e cada ano de contribuição correspondem individualmente a um ponto. Ou seja, se um homem tem 28 anos de contribuição aos seus 50 anos, ele terá um total de 78 pontos.
Os pontos mínimos para a licença de aposentadoria são:- 91 pontos para mulheres (tendo no mínimo 30 anos de contribuição);- 101 pontos para homens (com mínimo de 35 anos de contribuição).
Até 2033, essa regra irá aumentar progressivamente até o limite de100 pontos para mulhere e 105 pontos para homens.