5 principais mulheres do mercado financeiro brasileiro
O número de mulheres no mercado financeiro cresceu no último ano, mas teve o menor avanço percentual desde 2018.
Ao todo, foram 1,34 milhão de investidoras cadastradas na B3 (B3SA3) em 2022, alta de 16% em relação ao ano anterior.
Para incentivar as mulheres que querem investir, montamos uma lista de principais mulheres do mercado financeiro. Confira!
1. Ana LeoniAna Leoni que conta com mais de 27 anos de experiência no mercado de investimentos, sendo os últimos 16 dedicados à educação financeira.
Ana é fundadora do projeto Dinheiro com Atitude, que ela descreve como um projeto que surgiu “da vontade de ajudar pessoas a terem uma relação mais saudável com o dinheiro”.
2. Cristina JunqueiraCristina Junqueira já tinha uma trajetória no mercado financeiro antes de fundar o Nubank. Entre 2003 e 2013, ela trabalhou em consultoria estratégica e em bancos tradicionais.
Formada em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo, Cristina passou por diversas empresas, como Itaú Unibanco, Boston Consulting Group e Booz Allen Hamilton.
3. Louise BarsiFilha do bilionário da bolsa de valores Luiz Barsi, Louise foi incentivada a estudar sobre finanças pessoais e investimentos pela família e despontou.
Ao lado de dois sócios, ela criou a AGF (Ações Garantem Futuro), uma edutech que ajuda novos investidores a trabalhar com dividendos.
4. Nathalia RodriguesOs vídeos de Nathália, ou simplesmente Nath Finanças, começaram a ganhar público em 2019 e a aumentar o número de fãs durante a pandemia.
Com uma abordagem que não utiliza jargões econômicos, hoje ela acumula mais de 472 mil seguidores no Twitter, junto aos 228 mil inscritos em seu canal do YouTube.
5. Zeina LatifFormada em economia pela Universidade de São Paulo (USP), Zeina foi a economista-chefe da XP Investimentos, entre 2014 e 2020.
A economista também teve passagem por instituições financeiras como o Royal Bank of Scotland, ING, ABN-Amro Real.