Finanças pessoais

Mulheres cuidam melhor da educação financeira dos filhos, diz pesquisa

Suno Notícias

31 de agosto, 2022

Em finanças pessoais, mulheres tendem a ser mais cuidadosas ao ensinar os filhos. É o que diz a pesquisa da empresa de negociação de dívidas Acordo Certo, divulgada pelo Valor Investe.

Historicamente ganhando menos do que os homens, as mulheres são inclusive mais generosas com os rebentos, de acordo com o estudo que entrevistou mais de 1600 usuários.

A pesquisa mostra que 70% das mães afirmaram dar mesada para os filhos, contra 29% dos homens. Entre elas, 89% conversam com os filhos sobre a situação financeira. Entre homens, o número cai para 80%.

Na educação financeira para os filhos, 87% das mulheres tratam de trabalho e da importância de ganhar dinheiro. No caso dos homens, a proporção é de 80%.

Parte dessa disciplina é explicada pelo fato de que as mulheres têm menos renda: 91% das mães dizem aos filhos que não poderão comprar nada a eles, por falta de dinheiro, contra 71%  dos pais.

As mulheres são responsáveis por chefiar a maioria dos lares no país.  Segundo o Ministério da Cidadania, em 82,5% dos lares contemplados pelo Auxílio Brasil em agosto, o responsável familiar era mulher.