O mercado imobiliário nacional registrou uma queda nos lançamentos e nas vendas em 2023; veja detalhes
Moradia
Mercado Imobiliário
Em 2023, o mercado imobiliário nacional registrou uma queda nos lançamentos e nas vendas, conforme revelado por uma pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
O estudo abrangeu a comercialização de casas e apartamentos novos em 220 cidades do país, segundo o Estadão Conteúdo.
No ano de 2023, houve o lançamento de 293 mil moradias, representando uma queda de 11,5% em comparação com o ano anterior. As vendas totalizaram 322,8 mil unidades, apresentando uma leve baixa de 1,4% no mesmo período.
O estoque de residências disponíveis para venda, incluindo unidades na planta, em obras e recém-construídas, encolheu 11% em 2023, totalizando 286,4 mil unidades, devido à maior demanda em relação à oferta.
Segundo a CBIC, o mercado imobiliário continua forte e com demanda para os imóveis lançados. A visão é positiva devido ao ambiente econômico saudável no Brasil, com queda nos juros, inflação controlada, baixo desemprego e crescimento do PIB, fatores que favorecem as vendas de moradias.
As novas regras do Minha Casa Minha Vida estão impulsionando o segmento popular do mercado imobiliário, que deve liderar os lançamentos, informam os analistas. As mudanças reduziram os juros dos financiamentos e ampliaram o limite de preços no programa, incentivando a demanda por moradias nessa faixa.
A CBIC prevê estabilidade nos lançamentos imobiliários em 2024, baseando-se na perspectiva de queda contínua dos juros, maior estabilidade do governo e da política econômica, além do progresso do programa Minha Casa Minha Vida.