Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço-alvo; entenda

Desvalorização à frente?

image
Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

As estratégias dos grandes players do e-commerce, como Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3), Americanas (AMER3) e Mercado Livre (MELI34), estão mudando.

Repórter Victória Anhesini

O cenário atual no Brasil aponta menos demanda e um custo de capital mais alto, de acordo com análise do Goldman Sachs. 

A análise inclui corte de preço-alvo para Magalu e Via -- e a avaliação passa justamente pela estratégia das empresas.

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

Conforme o GS, embora as mudanças estejam ocorrendo para aumentar as operações de 3P (Produção, Preparação e Processo), além de uma concorrência acirrada, elas refletem as taxas mais altas e crescimento desacelerado.

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

Qual é o novo foco agora?

Para Magazine Luiza e Via, o foco mudou de crescimento para proteção (ou restauração) de lucratividade.

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

Americanas, por outro lado, se apoia em iniciativas para impulsionar uma construção de oferta de cauda longa.

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

Já Mercado Livre aperta as condições de vendas a prazo, para tentar mitigar o impacto de maiores custos de captação, operando com vantagem competitiva relativa, porque pode, não porque precisa, de acordo com o relatório.

Alupar (ALUP11) é favorita do ano em dividendos e valorização, diz Genial

A mudança de foco do Magalu e Via foi de crescimento à lucratividade, por causa de demanda mais fraca em suas categorias principais.  Houve redução de incentivos para vendedores e aumento das taxas de participação.

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

Apesar dos analistas concordarem que o retorno de incremento sobre investimentos em subsídios pode não ser atraente no atual ambiente de demanda, “também acreditamos que isso diminuirá a escala dos mercados de ambas as empresas”.

O Goldman Sachs reitera a classificação de compra de Magazine Luiza, mas com redução do preço alvo de R$ 12 para R$ 10.

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

E também mantém recomendação de venda para a Via. O preço alvo nos próximos 12 meses caiu de R$ 4,7  para R$ 4,3.

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

Mudanças na operação da Magalu, de acordo com o relatório:

- Introduzindo uma taxa fixa de R$ 3 para todos os itens com valor acima de R$ 10. - Os subsídios de envio estão sendo reduzidos para todos os vendedores.

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

Por último: - O frete grátis continua obrigatório para produtos acima de R$ 79, mas os vendedores não precisam oferecer frete grátis se o valor do frete for superior  a R$ 50  (vs. R$ 70 antes).

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

- Parcelamentos: segundo notícias recentes, a Via também está reduzindo o número de parcelas sem juros dependendo do preço do produto.

Já sobre a Via, são dois pontos:

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço alvo; entenda. Créditos: Media Tenor/Unsplash

- Take-rate: as comissões aumentaram na maioria das categorias (de 14%-18% para 18,5%-21%).