Magazine Luiza (MGLU3) cai 67% e é maior baixa do 1º semestre; veja análise da XP
Suno Notícias
01 de julho, 2022
Seguindo a tendência de pessimismo com o varejo por causa do cenário macroeconômico, as três maiores baixas da bolsa brasileira no primeiro semestre de 2022 foram de companhias do segmento.
A ação do Magazine Luiza (MGLU3) foi a maior delas, com 67,5% de retração desde o início do ano.
Concorrentes como a Americanas (AMER3) e a Via (VIIA3) também sangram na bolsa, com baixas de 57% e 62%, respectivamente.
Em relatório publicado recentemente, os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt, da XP, apontam que "a inflação tem se mostrado mais persistente do que originalmente imaginávamos".
Além da inflação, veja os demais pontos a serem observados, de acordo com a XP:– Deterioração macroeconômica– Aumento do custo de capital– Aumento da competição– Mudança do foco do mercado
Os analistas acrescentam que a Selic vem, cada vez mais, descolando das metas do Banco Central (BC).
"Esse forte aumento não só desmotiva o consumo por tornar o financiamento cada vez mais caro, como também é um desafio para os preços das ações, uma vez que o custo de capital das companhias aumenta, impactando negativamente o valor dessas companhias."
Nesse caso, as empresas de e-commerce sofrem ainda mais por serem papéis com fortes perspectivas de crescimento.
Em termos de competitividade, os especialistas apontam que a entrada de concorrentes como o Mercado Livre (MELI34) aumenta diretamente o custo de aquisição do cliente (CAC) das companhias como o Magazine Luiza.
Por fim, o cenário de mercado, diz a XP, mostra investidores buscando companhias com geração de caixa – decisões tomadas para evitar riscos e rentabilidades baixas com o cenário turbulento nas bolsas mundiais.
Confira as 5 maiores quedas da B3 no primeiro semestre:– Magazine Luiza: -67,59%– Méliuz (CASH3): - 66,67%– Via: - 63,43%– Locaweb (LWSA3): -57,29%– Americanas: -56,39%
Veja também as 5 maiores altas do Ibovespa no período:
– Cielo (CIEL3): +65,54%
– Eletrobras PN (ELET6): +47,04%
– Eletrobras ON (ELET3): +40,88%
– Hypera (HYPE3): + 36,61%
– BBSeguridade (BBSE3): +30,07%