FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Suno Notícias

28 de abril, 2023

O “jogo vai virar” para os fundos imobiliários? Veja as expectativas de gestoras

O IFIX, principal índice de FIIs, sofreu bastante nos primeiros meses do ano, acumulando uma queda de 1,18%. Os fundos vão "virar o jogo" e ter melhor sorte ainda este ano?  

André Bergstein, da BR Properties, afirmou que o mercado está vendo que a Selic não ficará a 13,75% por tanto tempo. Em sua visão, quando a taxa de juros cair, o “jogo vai virar”.

Os gestores do CVBI11 e RECR11 também concordam: a redução da Selic pode ajudar os FIIs nos próximos meses. 

De fato, as estimativas do Boletim Focus é que a taxa Selic fique um pouco menor em 2023, em 12,5%, o que pode ser um estímulo para o mercado de FIIs.

Diante disso, o IFIX já começou a responder positivamente às atuais estimativas dos especialistas. Nos últimos 30 dias, o principal índice de fundos imobiliários subiu 2,17%.

A Mauá Capital, responsável pelos fundos MCCI11 e MCHF11, ressalta que a inflação, em 12 meses “voltou para dentro do teto da meta do Banco Central”. Neste caso, se a inflação prosseguir em queda, a consequência mais imediata seria uma redução da taxa Selic, que pode igualmente beneficiar os FIIs.

Porém, a gestora do GAME11 e GALG11 disse que, mesmo com as pressões políticas sobre o Banco Central, o Copom deve manter a taxa básica de juros no atual patamar no curto prazo, em 13,75%.

Já a gestora do MGHT11, acredita que enquanto o cenário macroeconômica não muda, o investidor pode aproveitar os dividendos dos FIIs, que estão em bons patamares. 

Já as gestoras Xp Asset e Fator, estão preocupadas com o problema de crédito decorrente dos juros elevados. Mas acreditam que os fundos de qualidade vão sobreviver a atual crise de crédito. 

Mesmo com a agenda política ainda carregada por incertezas, o cenário esperado pela gestão do TGAR11 não se alterou. A TG Core acredita que todos esses fatores permitem que o fundo seja menos correlacionado com as condições macroeconômicas e siga distribuindo resultados atrativos aos investidores.