Entenda o que esse dia representou para o mercado brasileiro
Joesley Day
Hoje dia 17 de março completa 5 anos do Joesley Day, escândalo do mercado financeiro
Joesley Batista é um empresário que conduziu as atividades da empresa agropecuária JBS (JBSS3), que inclusive é listada na bolsa de valores.
17 de maio de 2017, foi o dia em que houve a divulgação do conteúdo de uma conversa entre o ex-presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista.
A divulgação da conversa estabeleceu uma crise política que comprometeu a aprovação da reforma da previdência naquele momento
O áudio fazia parte de uma delação premiada acordada entre Joesley e a Procuradoria-Geral da República (PGR) para reduzir a pena do empresário.
Na conversa, Michel Temer dava aval também para que fosse comprado o silêncio do ex-presidente da câmara de deputados, Eduardo Cunha
Na gravação, o dono da JBS solicitava ao presidente Temer o seu favorecimento para resolver uma pendência junto ao CADE
Ao longo da conversa, discutiu-se o pagamento de propina, sinalizando um eventual esquema de corrupção
Tal fato, foi tão impactante que acreditava-se na possibilidade de impeachment do presidente do momento, Michel Temer.
Por toda a instabilidade política daquele momento e pela certeza que a pauta da tão necessária reforma da previdência não seria mais avançada, os efeitos dos eventos desse dia foram desastrosos para a bolsa de valores.
A queda no gráfico do Ibovespa foi a maior de um período de aproximadamente 9 anos, enquanto o dólar, neste mesmo dia, teve a maior alta de um período de 14 anos.
O Índice Bovespa despencou aproximadamente 9% no Joesley Day, enquanto o dólar sofreu uma valorização de 10%.
A queda da bolsa no Joesley Day só não foi maior do que no dia 22 de outubro de 2008, quando a queda foi de 10% devido a consolidação da crise financeira internacional.
A situação no Joesley Day poderia ter sido mais drástica, entretanto, a B3 utilizou o circuit breaker, uma tecnologia desenvolvida para amenizar movimentos bruscos de mercados.
Portanto, este dia ficou marcado como um grande susto por parte dos investidores da bolsa de valores, que viram o valor de seus ativos despencar drasticamente.
Além disso, com a grande alta do dólar, os empreendedores e empresários também sofreram grande impacto em seus negócios.