Como aumentar a rentabilidade da previdência privada?

Um dos benefícios da previdência privada é que, diferentemente do que acontece com o INSS, ela pode ser calculada e projetada com mais transparência. 

Em uma simulação básica de planos de previdência privada pela internet é possível estimar quanto dinheiro é preciso investir todos os meses a partir da idade atual para ter um pagamento mensal razoável no momento da aposentadoria.

Existem diversas possibilidades de investimentos, indo do mais conservador ao mais agressivo, com diferentes rentabilidades.

O professor da FGV Fabio Gallo indica que é importante ter um assessor de investimentos para instruir e explicar cada tópico a ser considerado na escolha de uma previdência privada.

Atualmente, o Brasil tem cerca de R$ 1 trilhão em ativos alocados em fundos de previdência, a maior parte deles em renda fixa.

Para o professor Gallo, historicamente a renda fixa é a preferida dos brasileiros e não seria diferente com o investimento que visa uma segurança para a aposentadoria.

Porém, o professor diz que é importante ter clareza do risco-retorno da escolha que está sendo feita. Por ser um investimento de longo prazo, ainda que com uma importância alta no futuro, ter um pouco mais de risco pode fazer sentido para o beneficiário.

Felipe Magolo, líder na área de previdência privada da Suno Asset, explica que, ao investir com o pensamento no longo prazo, com anos à frente para o resgate, o investimento gera mais retorno por não estar suscetível aos percalços de curto prazo do mercado.

Quer saber mais sobre previdência privada? Confira os conteúdos desta semana especial sobre previdência no Suno Notícias!