A inflação corrói o poder de compra do consumidor, afetando diretamente seu capital. Mas existem boas opções de investimentos que contribuem para proteger seu dinheiro.
Investir em fundos imobiliários (FIIs), Fundos de Infraestrutura (FI-Infra) e Fiagro pode proteger seu capital, oferecendo ganhos acima do IPCA.
Os FIIs protegem o patrimônio dos investidores da inflação, simplesmente por investirem em imóveis.
Fundos Imobiliários
Como os aluguéis são reajustados pelo IPCA, no longo prazo seu dinheiro é protegido.
Os fundos de papel (CRI) distribuem rendimentos com um juros acima da inflação, sendo muito indicados em períodos de IPCA em alta.
Segundo Pedro Bragança, da TG Core, os fundos de desenvolvimento, como o TGAR11, oferecem ganhos acima da inflação, protegendo o investidor das crises.
Os FI-Infra investem majoritariamente em debêntures incentivadas, que são títulos de dívida aplicados aos projetos de infraestrutura.
Fundos de Infraestrutura
Gabriel Esteca, da Bocaina Capital, os ativos dos FI-Infra são emitidos com um prêmio acima dos títulos públicos que também possuem a inflação como referência.
O gestor da Bocaina explica que o fundo BODB11 possui uma carteira com um prêmio que chega a IPCA + 9%.
Além disso, o s Fi-Infra possuem um duplo benefício, por ser isento de imposto tanto na venda das cotas quanto nos rendimentos mensais.
Além dos fundos imobiliários e FI-Infra, os investidores têm outra opção para superar a inflação: investindo em FIAGRO.
Fiagro
Os Fiagros são fundos de investimentos cotados em bolsa que investem em títulos de renda fixa do agronegócio, e também em terras e ativos rurais.
Para exemplificar, o Fiagro da AZ Quest, o AAZQ11, possui uma estimativa de rendimentos de CDI + 5% com o fundo, incluindo os dividendos mensais.
Por fim, FIIs, FI-Infra e Fiagro podem compor uma carteira diversificada de investimentos para proteção da inflação, ofrecendo ganhos reais no longo prazo.