Suno Notícias

INSS anuncia mudança para diminuir fila de espera de benefícios 

INSS

 Aposentadoria

O INSS busca diminuir o tempo de espera para a concessão de benefícios, como aposentadorias e pensões, visando atingir um prazo de 30 dias até o final de 2024, conforme declarado pelo presidente da instituição, Alessandro Stefanutto.

Segundo o site FDR, a espera média por benefícios do INSS é atualmente de 47 dias, com a legislação estabelecendo um prazo máximo de 45 dias para a realização da perícia médica.

Com isso, houve uma redução na fila, que passou de mais de 2 milhões para 1,5 milhão de pedidos em análise.

Devido à extensa fila de espera, o INSS ainda optou por ampliar a concessão do auxílio-doença de forma remota. Assim, os segurados terão a oportunidade de enviar toda a documentação médica pela internet, desde que já tenham agendado a perícia em uma agência da Previdência Social.

O objetivo da instituição é diminuir o período de espera pela análise do benefício, que atualmente é de cerca de 180 dias.

O processo de análise de documentos é agora conduzido de forma totalmente online, podendo ser requisitado através do site do INSS, do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Vale ressaltar que os benefícios baseados em incapacidade por acidentes agora podem ser processados com base apenas na Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).