FGTS

INSS atrasa liberação de certidão para saque do FGTS para aposentados

Suno Notícias

19 de agosto, 2022

Aposentados também têm direito ao saque do FGTS. Para receber, é preciso que apresentem uma certidão emitida pelo INSS, algo que não tem sido tão simples ultimamente.

Teoricamente, o prazo de liberação da certidão para saque do FGTS por aposentados do INSS deveria ser de até 20 dias.

De acordo com apuração do FDR, que ouviu o advogado Bruno Di Gioia, não é possível indicar uma média de atraso por parte da autarquia.

Apesar de vários segurados argumentam ter acesso ao documento somente após 30 dias ou mais. 

A demora do INSS na liberação da certidão está associada ao atraso na concessão da aposentadoria.  Na prática, os segurados ficam desamparados por ambos os benefícios em virtude da negligência do instituto. 

De acordo com o FDR, a melhor dica nesse caso é verificar se o endereço registrado no MEU INSS está correto, do contrário, basta fazer a correção. 

Na hipótese de inexistência de um cadastro, a orientação é para que o segurado do INSS registre o atraso nos canais de Ouvidoria do órgão, solicitando esclarecimentos e informando a data de solicitação da certidão para saque do FGTS.

De acordo com o próprio INSS, a certidão para saque do FGTS deve ser solicitada através da Central de Atendimento pelo número 135. Então, o segurado deve aguardar o envio do documento pelos Correios para o endereço mencionado em até 20 dias. 

O saque aposentadoria é uma modalidade que o trabalhador ou diretor não empregado tem direito ao saldo da conta do FGTS ao se aposentar, inclusive, se o motivo da aposentadoria for por invalidez.