Renda Fixa

Para onde vai a inflação e como a renda fixa pode te proteger?

Suno Notícias

30 de agosto, 2022

A inflação em alta segue como um dos maiores desafios econômicos no Brasil.

Porém, a inflação elevada também abre oportunidades de investimentos. 

Ativos de renda fixa indexados ao IPCA oferecem ganhos reais acima da inflação, valorizando o capital investido.

Mas a dúvida que permanece para muitos investidores é: até onde vai a inflação e como se proteger dela?

O Suno Notícias apurou as melhores alternativas para se proteger da inflação através da renda fixa. Esta matéria faz parte da Semana da Renda Fixa, realizada com apoio da SVN Investimentos. Você pode conferir todo o conteúdo neste link.

No geral, os investimentos em renda fixa atrelados ao IPCA podem oferecer ao investidor um ganho real, uma vez que sua rentabilidade estará sempre acima da inflação. Os investimentos indexados ao IPCA mais comuns são esses: Títulos públicos do Tesouro Direto Debêntures CRIs CDBs.

Para investidores com perfil mais conservador, Vinícius Romano, analista da Suno e especialista em renda fixa, recomenda manter a maior parte de sua carteira em ativos pós-fixados, sendo sua rentabilidade indexada à taxa Selic ou CDI.

O analista da Suno também explica que os títulos públicos indexados ao IPCA têm preços marcados a mercado todos os dias, de forma que a rentabilidade pode ficar negativa caso o investidor precise resgatar o investimento antes do prazo.

Já os títulos bancários pós-fixados só variam de rentabilidade quando a taxa Selic cai ou sobe, o que dá mais tranquilidade ao investidor.

Romano sugere um percentual adequado  para diferentes tipos de investidores: “40% de investimentos  indexados à inflação, 30% prefixados e 20% pós-fixados”, diz o analista  da Suno.

A expectativa dos especialistas é de que a inflação termine o ano com patamar de 7,02%

O UBS estima que o IPCA atinja 6,5% até o final do ano e, em 2023, caia a  4%, na meta do  Banco Central.

Mesmo com a inflação  em queda, a renda fixa não deixa de ser uma opção, afinal ela  continua elevada.  Além disso, uma carteira diversificada pode proteger o capital do investidor, oferecendo  um ganho real acima  do aumento dos preços.

Plus
Plus
Plus