Restituição com Selic

Suno Notícias

26 de abril, 2023

Vale a pena declarar o Imposto de Renda na última hora?

Embora não seja a principal indicação dos especialistas, declarar o Imposto de Renda (IR) próximo ao fim do prazo também pode trazer vantagens aos contribuintes.

Afinal, o valor da restituição é corrigido pela taxa Selic e, quanto mais alta estiver a taxa básica de juros, maior será o rendimento líquido.

“A restituição é atualizada pela taxa Selic, acumulada a partir do mês de junho, do ano de exercício da declaração, até o mês anterior ao do pagamento, mais 1% no mês do depósito”, explica o head de auditoria interna e assuntos regulatórios da Contabilizei, Diego Zacarias dos Santos.

Outra vantagem de declarar o IR nas últimas semanas é a possibilidade de ser feita a correção quantas vezes for necessária até o prazo final (dia 31 de maio).

Pode minimizar ainda as chances de cair na malha fina e, consequentemente, evitar possíveis dores de cabeça.

Mas, ao deixar para declarar o IR na última hora, o contribuinte pode correr o risco de não conseguir finalizar e enviar a declaração a tempo, sob a pena de pagamento de multa.

Além disso, como lembra Santos, fazer a declaração de última hora impossibilita fazer a correção dos dados quantas vezes for necessário até o prazo final (31/5).

Por isso, é necessário planejar com antecedência e fazer a declaração do imposto de renda com tranquilidade, sem correria e sem deixar para a última hora — se possível.