Combustíveis

Suno Notícias

29 de dezembro, 2022

Imposto federal sobre combustíveis deve voltar a ser cobrado; entenda

Nesta terça-feira (27), o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que não deseja que o governo de Jair Bolsonaro prorrogue a isenção de cobrança dos impostos PIS/Cofins sobre combustíveis. Isso foi dito por telefone ao ministro da Economia, Paulo Guedes, segundo informações do Poder360.

A decisão do futuro ministro atende a uma solicitação do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Haddad disse que “levou à consideração do presidente um pedido do governo eleito para que o governo atual se abstenha de tomar qualquer medida na última semana que venha a impactar o futuro governo”.

O ministro disse que Guedes respondeu que recomendaria à atual equipe que não fosse tomada qualquer medida que possa afetar o governo futuro.

Diante do déficit de R$ 231,5 bilhões que o futuro governo começará no próximo ano, Lula foi aconselhado a elevar a arrecadação de impostos.

Em caso de volta dos impostos federais, os preços de itens como gasolina, diesel e gasolina podem aumentar logo no início do mandato de Lula.

Neste ano, o governo Bolsonaro zerou os impostos PIS/Cofins e Cide sobre combustíveis. A decisão do atual presidente teve o objetivo de controlar a inflação vista até então.