Veja como consultar e receber restituição do IR 2022
Imposto de Renda
A temporada de declaração do IR de 2022 começou em 07 de março e vai até 29 de abril, mas quanto mais antecedência no envio, mais vantagens o contribuinte pode ter.
Repórter: Poliana Santos
Uma das principais é ter mais chances de receber a restituição, caso tenha direito, nos primeiros lotes de pagamento.
O contribuinte também ganha mais tempo para identificar e corrigir eventuais erros, evitando cair na malha-fina.
Sem contar que, no fim do prazo, ele corre o risco de enfrentar lentidão no sistema online usado para transmitir a declaração.
Quem recebe a restituição?
Recebem aqueles que depois de ajustes entre receitas e despesas, sofreram retenção na fonte maior do que o seu imposto devido.
A Receita Federal se encarrega de fazer automaticamente a comparação do valor do imposto retido pelas fontes pagadoras com as informações preenchidas pelo contribuinte na Declaração de Ajuste Anual e, no final, indicar se o contribuinte teve imposto a pagar ou a restituir.
Como consultar?
Basta pesquisar no Consulta à Restituição, informando CPF, exercício da declaração, data de nascimento do contribuinte e código verificador.
Também é possível obter informações no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)
Depois de um ano, se não houver movimentação, o dinheiro retorna aos cofres da Receita Federal. Caso isso aconteça, o contribuinte vai precisar requerer novamente a restituição.