DISPUTA POR ESSEQUIBO

Suno Notícias

08 de dezembro, 2023

Guerra Fria 2023: Por que Rússia e EUA podem brigar no quintal do Brasil?

A provável guerra entre a Venezuela e a Guiana está ocupando os noticiários. Na vizinhança do Brasil, o conflito pela região de Essequibo preocupa o governo brasileiro.

Motivo: O conflito entre os países da América do Sul é fomentado pelo interesse do governo de Maduro em anexar Essequibo, cujo território é 70% guianense e é conhecido por ser uma área rica em minérios como ouro e diamante, além de petróleo.

Nesta quinta-feira (7), os ânimos esquentaram com o apoio americano à Guiana. A Venezuela hoje é considerada o maior adversário dos EUA e o principal aliado sulamericano da Rússia, conforme ressalta a colunista do Estadão, Eliane Cantanhêde.

Com o anúncio do envio de militares americanos para ajudar o enxuto exército de 3.400 soldados da Guiana, os EUA incitaram a Rússia a se juntar ao conflito.

Para o Brasil, a maior preocupação é o palco do conflito ser a floresta, relembrando traumas da presença de tropas norte-americanas na Amazônia.

Enquanto isso, o ditador da Venezuela, Maduro, confirmou presença para encontrar Putin em meio à crescente crise. Ele é esperado em Moscou no próximo domingo (10) ou segunda (11).

Enquanto a Venezuela parece trazer a Rússia, adversária dos EUA, para dentro da crise na América do Sul, é importante lembrar que a Venezuela é a segunda maior exportadora de armas da China, ficando atrás apenas da Rússia.